Julho 4, 2020
Sem categoria

Suspendeu um campeonato de musculação após o abandono maciço de seus participantes

 

Suspendeu um campeonato de musculação após o abandono maciço de seus participantes por terem controle antidoping.

Em outro torneio de 2018, foram coletadas amostras de 12 participantes, detectando cinco pontos positivos.

IFBB-Euskadi suspenso devido a um abandono maciço. Arquivo

IFBB-Euskadi (Federação Internacional de Musculação e Fitness) campeonato de fitness e musculação , realizada no domingo passado em Santurtzi (Bizkaia), teve que ser suspensa após a maioria dos participantes abandonou a competição , one Depois que souberam que testes antidoping seriam realizados.

Em um comunicado, a Agência Basca Antidopagem (EAA-AVA), sob a Diretoria de Atividade Física e Esporte do Governo Basco, lembrou que em maio passado foi assinado um acordo de colaboração entre a IFBB-Euskadi e a AVA para esse fim. esta agência poderia realizar controles de doping nas competições organizadas pela referida associação na Comunidade Autónoma do País Basco.

Como resultado deste acordo de colaboração, em uma competição realizada em Santurtzi em 16 de junho de 2018, o AVA passou a realizar controles de doping, cujos resultados foram encaminhados à IFBB-Euskadi.

Nesse sentido, a AVA especificou que seu trabalho se limita a realizar controles de doping nas competições IFBB-Euskadi, sendo essa associação que, uma vez recebidos os resultados, fica encarregada de processar qualquer possível processo disciplinar que possa existir antes de possíveis infrações pelo uso de substâncias dopantes.

Cinco pontos positivos

No caso do mencionado controle antidoping, realizado em 16 de junho de 2018, foram colhidas amostras de 12 participantes, cinco dos quais deram relatórios analíticos positivos para uma ou mais substâncias de tipos diferentes (anabolizantes, estimulantes, diuréticos e drogas sociais).

Da mesma forma, por ocasião da competição IFBB-Euskadi, realizada no domingo passado em Santurtzi, a AVA, sem aviso prévio “como é habitual e desejável”, foi apresentado no local da competição, no âmbito do contrato de colaboração existente, realizar uma série de testes de doping.

LER  Vamos conhecer os princípios básicos dos culturistas

Após o início do evento, uma vez que a pesagem já havia sido realizada momentos antes do aparecimento dos agentes de controle de doping designados pela AVA, a maioria dos participantes deixou o evento, situação que forçou a organização a suspender o teste.

Enquanto os agentes fizeram os preparativos adequados para realizar o controle de doping, o organizador informou-os da suspensão desta competição após o abandono da maioria dos participantes.

Abandono do teste

Essa retirada ocorreu uma vez que os participantes estavam cientes de que a AVA havia participado do evento para realizar controles antidoping. De qualquer forma, ele explicou que “isso não significa que o abandono da competição pelos participantes se deva à existência de controle antidoping . ” “Esta declaração deve ser feita, em qualquer caso, pelo IFBB-Euskadi (organizador) e / ou pelos participantes,” ele adicionou.

Da mesma forma, a AVA declarou que, nos fóruns ou reuniões internacionais no campo da luta contra o doping, em que essa agência participou, como autoridade nacional antidopagem do País Basco, sabe-se que uma atividade “em que existe um problema significativo em relação ao uso de substâncias dopantes, é o de fisiculturismo e condicionamento físico. “

“Precisamente por esse motivo, considerou-se apropriado chegar a um acordo de colaboração com a entidade que organiza principalmente eventos dessa atividade no nível estadual e na Comunidade Autônoma do País Basco,” ele concluiu.